quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Encontrar e seguir Jesus

Pe. Geraldo Martins
Encontrar-se com Jesus. Esta é a grande meta de todos os que querem encontrar-se na vida. O texto de Marcos proclamado na liturgia desta quinta-feira, 22/01, nos mostra Jesus comprimido pela multidão. Esta é constituída por três grupos: os discípulos; gente da Galileia que o seguia; gente de outras regiões que ouviram falar do que ele fazia.

Os discípulos pertencem ao grupo dos que Jesus escolheu para o seguirem mais de perto. Constituem sua pequena comunidade, que por Ele será formada e terá a tarefa de continuar sua missão. Os que vêm da Galileia, certamente, são pessoas que foram por Ele curadas e estão entusiasmadas com a novidade e o jeito de Jesus fazer as coisas. Tornaram-se seus seguidores. Já os de outras regiões querem fazer a experiência e comprovar se Jesus é tudo mesmo o que dizem. Trazem-lhe suas dores e enfermidades e delas querem ser curados. Desejam, portanto, fazer a experiência de Jesus, encontrar-se com Ele. Identifico-me com algum desses grupos?

Jesus não decepciona. Atende e cura a todos. Seu gesto revela sua identidade, reconhecida pelos “espíritos maus” expulsos das pessoas. Jesus é o Filho de Deus (Mc 3,11). Jesus é aquele que salva todos os que se aproximam de Deus por seu intermédio. Ele “está sempre vivo para interceder” pelo povo (cf. Hb 7,25). Esta verdade é consoladora. Jesus é o nosso intercessor diante de Deus. De que devemos ter medo então?

Diante da Palavra, perguntemo-nos: já fiz esta experiência do encontro com Jesus? Já me deixei tocar por Ele a fim de que me liberte dos “espíritos maus” que me fazem sofrer? Lanço-me sobre Ele quando me sinto tomado pelo mal que me tira a alegria de viver? Busco a Deus por intermédio de Jesus a fim de que Ele me salve?

Há ainda outro detalhe importante. Muita gente foi ao encontro de Jesus “porque tinham ouvido falar de tudo o que Ele fazia” (Mc 3,8). Quem espalhava estas notícias sobre Jesus? Seguramente os que haviam se encontrado com Ele, os que tinham sido por Ele curados. Esta é a tarefa de todos que encontram Jesus: anunciá-lo para que outros também tenham o desejo de ir ao seu encontro. Tenho feito isso? Quantas pessoas decidiram procurar Jesus através de meu anúncio, de meu testemunho?


Ó Senhor, dá-me a graça de ir ao encontro de teu Filho Jesus e ser por Ele curado. Ajuda-me a dar testemunho do meu encontro com teu Filho a fim de que outros também façam a mesma experiência. Que todos experimentemos a salvação que Ele nos mereceu. Faz-me seguidor de teu Filho. Amém!

Nenhum comentário: