segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Confecom começa com chá de cadeira

Pe. Geraldo Martins


A votação do Regimento Interno da 1ª. Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) estava marcado para as 17h de hoje. No horário marcado, a maioria dos delegados e convidados já está a postos no auditório do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. A expectativa era também para ouvir o presidente Lula, às 19h , que faria a abertura oficial do evento.

O início da Confecom, no entanto, foi marcado por um longo chá de cadeira. Ao invés de discutir o Regimento, o que se viu foi um DVD da Maria Rita, que rodou duas vezes. O pior, ninguém da organização veio a público dizer o que estava acontecendo, se haveria ou não a discussão do Regimento da Confecom.

Às 18:45h, um grupo bate palmas e chama a atenção de todo o público. Vai começar? Que nada! É apenas um educado, para não dizer tímido, protesto pelo atraso não justificado. Enquanto isso, os grupos vão se articulando e cada um distribui seus panfletos com as propostas que defenderá na Conferência.

Às minhas mãos chegou a “Plataforma das Mulheres”. Há propostas interessantes apontando para o fim da imagem estereotipada e a coisificação da mulher na mídia. Outras são, no mínimo, complexas ou, se preferirmos, polêmica. E, já que não vai começar mesmo, o melhor é colocar outro DVD. De Maria Rita para Ana Carolina. Pelo menos o sonoplasta tem bom gosto.

19:15H. O atraso agora é do presidente Lula. Mas deste, todos já esperavam. Resta saber quanto tempo. Enquanto isso, aumentam as palmas de protesto que vêm acompanhadas de assobios. Ao meu lado, no corredor, aglomeram-se os fotógrafos dos grandes jornais e alguns cinegrafistas amadores que, com outros fotógrafos também amadores, disputam espaço com as grandes máquinas e seus canhões de fotografar do Estadão e do O Globo. Depois de uma boa negociação com o segurança, é-lhes permitido ficar no corredor, desde que sentados. Só poderão se levantar para, brevemente, fazer a foto e, imediatamente, voltar a sentar-se.

Escuto alguém cochichar que não haverá leitura do Regimento Interno porque houve discordância na Comissão Organizadora da Confecom e foi necessária uma longa negociação. Segundo pude apurar, a ABRA, única organização empresarial (juntamente com a Telebrasil) que participa da Conferência, ameaçava retirar-se se não aceitassem algumas de suas posições. Uma delas era de que, para uma proposta ser aprovada nos grupos, ela teria que receber 60% mais um dos votos. Alguém já viu isso?!

20h e ainda não começou. Há pelo menos indícios. O DVD parou de rodar e os microfones já começam a ser testados. Enquanto isso, no corredor, aumenta o número dos fotógrafos e, atrás de mim, os participantes já começam a ficar incomodados, pois têm a visão do palco impedida pelos donos das máquinas fotográficas que “se esquecem” de sentar. É aguardar o início para ver como será...

Nenhum comentário: