sábado, 27 de junho de 2015

A caminho do novo PAE

Pe. Geraldo Martins

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deu início, em sua última reunião, no mês de maio, ao processo de elaboração do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). O caminho, a exemplo do projeto em vigor, será longo e primará pela participação das comunidades, agentes de pastoral, associações e movimentos eclesiais de modo a contemplar a ampla e complexa realidade de nossa arquidiocese.

Foi constituída uma equipe que se encarregará de elaborar um texto-base a ser aprovado pela próxima Assembleia Arquidiocesana no final de novembro deste ano. Esse texto, que será submetido ao CAP no próximo mês de agosto, uma vez aprovado pela Assembleia de novembro, será estudado e debatido nas regiões, foranias, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, recebendo emendas e complementos durante todo o ano de 2016. Ao final desse ano, uma nova versão, acrescida das contribuições vindas da base, será apresentada à Assembleia que a aprovará e a transformará no novo PAE.

A base do novo projeto será o atual PAE, considerando que muitas de suas intuições ainda merecem nossa atenção e cuidado, além das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DAGE), aprovadas na última assembleia da CNBB, e do Documento 100 da CNBB (Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia). Retomando as cinco urgências da evangelização (Igreja em estado permanente de missão, Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos), as DGAE nos ajudarão a ampliar o projeto de evangelização de nossa arquidiocese de modo a contemplar os novos desafios apontados pelo atual contexto da realidade social, política, econômica, cultural e religiosa em que vivemos.

Nosso esforço há de ser sempre o de cumprir o mandamento de Jesus: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19). Nesse ‘Ide’, lembra o Papa Francisco, “estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova ‘saída missionária’” (EG, 20). É o que buscaremos com o projeto que construiremos juntos.

Ao mesmo tempo em que iniciamos o processo de elaboração do novo PAE, continuamos a implementação do atual projeto que avança na proposta de evangelização junto às pessoas que se encontram afastadas de nossas comunidades, vivendo nas “periferias existenciais”. O esforço de ir ao seu encontro para escutá-las tem nos revelado a necessidade urgente de nos educarmos nessa prática. Estamos confiantes de que o Espírito nos inspirará respostas aos desafios encontrados nesta missão.

Padre Geraldo Martins

Nenhum comentário: