quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal, festa da vida e da luz!

Pe. Geraldo Martins

Na noite de Natal, o profeta Isaías nos traz uma bela notícia: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz” (Is 9,1). Esta notícia se torna mais clara e compreensiva com o anúncio que o anjo faz aos pastores: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,11). Eis o mistério do Natal!

Cristo é a luz que nasce para romper com toda escuridão que, muitas vezes, insiste em habitar o coração humano. Que escuridão é essa? O pecado, que não nos deixa experimentar a alegria da presença de Deus em nossa vida, e o mal, que move a ação humana, provocando dor, sofrimento e morte.

Celebrar o Natal é, antes de tudo, deixar-se envolver por essa luz, que é Jesus. Significa, então, fazer a opção de uma vida que, cada vez mais, se assemelhe à de Cristo. É comprometer-se com as causas que ele assumiu e fazer-se discípulo dele, anunciando a Boa Nova que Ele trouxe para toda a humanidade.

As festas que realizamos no período natalino, os presentes e mensagens que trocamos, os encontros e reencontros que promovemos, tudo isso celebra verdadeiramente o Natal se tem sua origem em Cristo e para Ele nos conduz. Ao contrário, tudo fica vazio de sentido se não for acompanhado do compromisso de uma vida melhor, inspirada nos valores do Evangelho que Cristo veio nos revelar.

O mistério que celebramos no Natal – a Encarnação do Filho de Deus – é um forte convite à permanente conversão e à experiência profunda do amor de Deus. Nesse mistério, experimentamos a graça de Deus que “se manifestou trazendo a salvação para todas as pessoas” (Tt 2,11). Essa graça nos ensina a “abandonar a impiedade e as paixões humanas” e nos convida a viver neste mundo “com equilíbrio, justiça e piedade” (Tt 2,12). Está aí o programa de vida para quem deseja viver o Natal.


Mergulhemos no mistério do nascimento do Filho de Deus e deixemo-nos envolver por seu amor. Que sua luz brilhe intensamente na vida e no coração de todos para que ninguém ande na escuridão.  O Natal seja a festa da vida, da reconciliação, da paz e da luz. Feliz Natal para todos!

Nenhum comentário: