quinta-feira, 22 de maio de 2008

A festa da Eucaristia

Pe. Geraldo Martins
Missas festivas, muitos cantos e animação, além de tapetes coloridos nas ruas de grande parte das cidades brasileiras dão dando o tom, nesta quinta-feira, da solenidade de Corpus Christi celebrada pela Igreja Católica em todo o mundo. Esta festa, que começou na cidade francesa de Liège, em 1230, por iniciativa da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, quer tornar pública a fé no augusto mistério da Eucaristia em que Cristo se dá como alimento à humanidade. É, portanto, a festa da Eucaristia.
Instituída na quinta-feira santa, durante a última ceia, a Eucaristia é a expressão máxima de amor de Cristo que se dá a nós como comida e bebida. “Tomai, comei, isto é o meu corpo... Bebei deste cálice todos, pois este é o meu sangue da nova aliança” (cf. Mt 26,26-28). Alimentar-se do corpo e sangue de Cristo é condição, colocada por Ele mesmo, para se ter a vida. “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (Jo. 6,53). Os que assim procedem garantem uma vida que rompe as barreiras da temporalidade e da morte. “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).
Nossa fé na Eucaristia deve se expressar, sobretudo, no desejo de também nos fazermos eucaristia para os irmãos, especialmente, os mais pobres e excluídos. Lembro-me de uma belíssima afirmação do saudoso dom Luciano Mendes, durante o primeiro Fórum Social da Arquidiocese de Mariana, em que lembrava o compromisso a que nos leva a Eucaristia. Disse: “nenhuma comunidade celebre a Eucaristia se nela não houver uma obra que atenda os pobres!”.
O Corpo e Sangue de Cristo, que também devemos adorar, uma vez tomados como alimento, nos comprometem com as mesmas causas pelas quais Jesus morreu: a construção do Reino de Deus a partir dos alijados da sociedade e do compromisso com a justiça e o direito. A indiferença e a omissão não habitam o coração de quem, verdadeiramente, entende e crê no mistério da Eucaristia celebrado na festa de Corpus Christi.

Nenhum comentário: