segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Juventude, nossa prioridade.

Pe. Geraldo Martins

Nossa paróquia começa 2016 com dois novos projetos que dão continuidade às decisões de nossa assembleia paroquial de pastoral, realizada no final de 2014. Aprovados pelo Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) em reunião última reunião do ano passado (12 de dezembro), os projetos são simples e pretendem ajudar as lideranças da paróquia a crescer em seu compromisso como Evangelho. 

Apresento o primeiro deles que é voltado para a juventude, nossa prioridade para este ano a exemplo do que ocorreu com a família no ano passado. É claro que continuaremos a cuidar da família, fortalecendo a Pastoral Familiar e aperfeiçoando sua organização e atuação, bem como outras iniciativas voltadas para a família. Precisamos avançar muito ainda no cuidado com nossas famílias.

Nossa meta, em relação às juventudes, é apresentar Jesus Cristo para os jovens de modo que venham se apaixonar por ele. O primeiro passo, que já está sendo dado, é realizar uma pesquisa junto aos jovens para conhecer minimamente quem são, onde estão e o que desejam. Jovens de nossos dois grupos – JUM e UFC – vão a todas as comunidades ouvir os jovens. Será uma excelente oportunidade de fazer contatos com as juventudes de nossa paróquia e apresentar-lhes nosso desejo de tê-las conosco para atuar com vistas a construir o Reino de Deus.

O segundo passo será nos meses de fevereiro e março quando realizaremos um encontro com os jovens em cada uma das cinco comunidades da paróquia. Neste encontro apresentaremos nossa proposta de evangelização para a juventude inspirados na pesquisa que estamos realizando neste mês de janeiro. A ideia é construir junto com os próprios jovens uma proposta que lhes responda os anseios e desejos. Eles deverão ser protagonistas nesse processo. O importante é que eles assumam um compromisso com Jesus Cristo e, consequentemente, com a Igreja e com a transformação do mundo.

O terceiro passo se dará em maio quando acontecerá nosso primeiro encontro paroquial para a juventude. Nesta reunião apontaremos o caminho que queremos trilhar com nossas juventudes. Temos consciência de que há muitos jovens com vontade de atuar em nossa paróquia e de mostrar seu rosto para nossa comunidade. Ficaremos muito felizes se, ao longo desse processo, conseguirmos multiplicar nossos grupos de jovens, articulando-os entre si a fim de que mostrem sua força e capacidade de se fazer presente na Igreja e na sociedade.

Outra atividade importante está prevista para 31 de julho quando teremos, em nível arquidiocesano, o jubileu da juventude. Será uma grande concentração de jovens, em lugar a ser ainda definido, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que se encerrará nesse dia na Polônia. O jubileu terá, ainda, a marca do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. 

A partir daí, outras atividades se seguirão como a Semana do Estudante e a festa de Nossa Senhora da Glória (agosto), o despertar vocacional (setembro) e o Dia Nacional da Juventude (outubro). Tudo isso exigirá de todos nós muito empenho, dedicação, organização, criatividade. Nossa meta é fazer os jovens sentirem o profundo amor que Jesus tem por eles. Levá-los a um encontro real, verdadeiro, transformador com Cristo é condição fundamental para que os jovens se coloquem no caminho da vida e da felicidade.

Embora o trabalho se dirija aos jovens, todos somos chamados a participar apoiando e incentivado a juventude a dar uma resposta positiva à nossa proposta. O engajamento de todas as equipes pastorais nesse projeto é condição imprescindível para seu êxito. Afinal, somos uma família e temos responsabilidades uns pelos outros. 

Anime-nos a palavra do poeta: “O rosto de Deus é jovem também/ E o sonho mais lindo é ele quem tem/ Deus não envelhece, tampouco morreu/ Continua vivo no povo que é seu/ Se a juventude viesse a faltar/ O rosto de Deus iria mudar” (Jorge Trevisol).

Nenhum comentário: